Brasil,












Ver outras curiosidades
 

 Termos de Café

 Sensação gustativa básica que se percebe na parte lateral da língua, produzida pelos ácidos orgânicos do café.

Característica natural, especialmente no café arábico, desejável, intenso, fino e gostoso porem não pungente.

 Acre: sensação olfativa e gustativa desagradável, áspera, amarga, adstringente, picante e pesada. Parece estar associada a presença de grãos defeituosos especialmente negros.

Afrutado: aroma e sabor não agradável proveniente da polpa que da na bebida um gosto ao fruto de café sobre madurado.

Aguado: sensação que produz uma bebida de café preparada com uma baixa relação café-agua.

Enfumaçado: sensação olfativa associada á presença de fumaça que se impregna no café em qualquer etapa desde ao beneficio até a preparação da bebida devida a condições inadequadas.

Amargo: sensação gustativa básica que se sente na parte posterior da língua. Característica desejável dos cafés, especialmente na espécie robusta, devida a sua constituição química (cafeína, quinina e outros alcalóides) e influenciada pelo grau de torração e extração.

Aromático: odor agradável de substancias aromáticas com característica de odor de café

Borracha: um aroma não desejável, encontrado muitas vezes em café robusta.

Avinagrado: sensação olfativa e gustativa diferente da acidez natural caracterizada pela decomposição intermediaria a Ácido acético geralmente ocasionado por uma fermentação excessiva.

Caramelizado: sensação olfativa e gustativa produzida pela polimerização dos açucares quando são tratados a altas temperaturas. Indesejável no café, se desigualmente na bebida preparada por um superaquecimento.

Cereal: sensação de aroma e sabor a cereais crus ou torrados.

Cozido: sabor característico no café solúvel tratado a uma temperatura demasiada alta durante sua secagem pôr que não esta queimada.

Completo: café que tem todas suas características em forma plena e apreciável, indicativo de ter muito caráter.

Doce: sensação básica olfativa e gustativa, percebida antes de tudo nas papilas fungiformes da ponta da língua, que se associa a presencia de edulcorantes. Sensação suave, agradável, limpa na bebida de café.

Estranho: característica de sabor e/o aroma indesejáveis no café que não se podem definir.

Fraco: sensação de uma bebida de café a qual falta corpo, caráter ou consistência na boca.

Fermentado: sensação olfativa e gustativa desagradável à matéria orgânica descomposta indesejável no café, produzido na sobrefermentação enzimática de compostos orgânicos durante o beneficio.

Fresco: sensação olfativa e gustativa característica de um café recém colhido e beneficiado adequadamente.

Fruta: odor e sabor natural agradável e desejável associado a fruta fresca. Esta percepção evoca comumente aos aromas dos cítricos e da cereja do café madura e fresca.

Insípido: bebida característica de café carente de sabor.

Maduro: café totalmente desenvolvido em sabor e odor e balanceado.

Madeira: sabor e aroma a madeira causada pela presença de muitos grãos defeituosos (brancos, esponjosos, secos) ou também aparece em café verde em processo de envelhecimento.

Neutro: café sem características sobresalientes sem virtude, porem sem defeito.

Oleoso: sensação gustativa verde que ocorre em café de colheita nova, e não considerado normal ou desejável parte do aroma de café.

Podre: um aroma muito desagradável e relacionado a fermentação e decomposição.

Redondo: café cujas características fundamentáveis se encontram em seu justo grau sem que nenhuma seja especialmente predominante.

Repousado: sabor e aroma característico de café verde que devido ao tempo e/ou condições de estocagem promoveram que as características de aroma e sabor, especialmente a acidez hajam diminuído.

Riado: odor e sabor desagradável e não desejável e com um caráter que é associado a medicinas. , (iodo) com alguns tons de madeira e fermento.

Sujo: um indesejável gosto a terra e relacionado fungo.

Velho: sabor e aroma desagradável do café verde ocasionado pela perda e degradação de suas características organolépticas devida a largos períodos de armazenamento.

 Vinho: aroma e sabor pouco agradável a polpa muito madura que indica altos níveis de afrutado produto da fermentação que evoca ao vinho.